A origem do nome: o termo ‘cactos’ foi usado há cerca de 300 anos antes de Cristo pelo grego Teofrastus. Ele associa o nome cacto à plantas com fortes espinhos. Embora os cactos possam ter formas diversas, ainda hoje associamos a idéia de que são plantas com muitos espinhos. Muitos podem ser cultivados em casa. Habitam nas regiões áridas ou semi-áridas. Seus espinhos são folhas atrofiadas, e serve para que eles não percam água em seu interior.
ULTILIDADE:
O Figo da Índia é um cacto comestível.
O Alois (babosa) usado para dar beleza ao cabelo.
O agave na fabricação de cordas devido a suas fibras.
Armazena água
ONDE ENCONTRA-LO
Os cactos são mais abundantes em lugares áridos ou onde há pouca chuva. Não tem uma boa adaptação a lugares úmidos e chuvosos nem, tampouco, em lugares frios. Os cactos abundam mais nos estados do nordeste brasileiro, na chamada região da caatinga, além de estarem nos desertos de outros lugares do mundo. Eles são muito bem localizados, pois em desertos não há água e nos cactos há água em seu interior, beneficiando animais e pessoas por essa utilidade.
NOMES DE CACTOS
Figo da Índia, castelinho, mandacaru, agave, havortia, mamilária, echeveria, gasteralingua, Calancho, dedinho de moça, rabo de gato, orelha de urso, zigocactos (flor de maio), Filocactus, echinocactos, e noctocactos.
Rabo de gato
Agave
Calancho
Dedo de moça
Echeveria
Filocactus
Flor da índia ou palma
Flor de maio
Havortia
Mamilária
Mandacaru
Atenção queridos desbravadores!!
Prova dia 04 de abril na Escola Municipal Zilda Neves, às 8h.